Visão

No principio ...
Depois... vieram ... 
Que habitavam e defendiam...
Mais tarde ...
Constroem-se vias....
1. Astorga – ‘Galiza’; 2. Santiago – ‘Galiza’; 3. Vimara – ‘Guimarães’; 4. Portocale – ‘Porto’; 5. Conimbriga – ‘Coimbra’; 6. Torre de Vasconcelos ‘Amares’; 7. Torre de Penagate ‘Vila Verde’
E os Nossos Heróis ....
Tudo isto, neste distrito...
Nos concelhos ....
Amares
Braga
Póvoa de Lanhoso
Terras de Bouro

Vieira do Minho


Vila Verde
A sul ...
E no Mundo ...






A

Nossa



 Homenagem 




Aos

 
Heróis do Homem e Cávado



 [que todos, mas todos, são merecedores!]




Mas ..., 
              cuidado ... eles andam aí ...
.... os invertebrados ... 
[Viperidae]         



Para refletir:



Que estranha Sociedade é esta!

Que é fundamentalista com o que divide … (politica, religião, futebol e mendicância);

Em detrimento do que une … (história, língua, fronteira e trabalho).

in - o náufrago


25 comentários:

Cristiana disse...

Todos mesmo... a genealogia não se faz só para os de "sangue azul"... é para todos :)

Rodrigo Carvalho disse...

Muito bom.

Rui Feio disse...

Caro António Gonçalves
Este blog está fabuloso porque, como bem disse a Cristiana, não olha a classes sociais de elite e é um repositório fantástico das gentes da nossa terra.
Gostava no entanto, se possível, que me enviasse para o email rui.feio@gmail.com as informações relativas à Casa da Torre de Soutelo, à Casa do Fundão da Loureira e à casa de Pedregais S. Salvador, todas pertença da minha família materna e paterna.
Um abraço
Rui Nuno Feio Soares de Azevedo

Anónimo disse...

Não é possível colocar um feed rss activo?

"In Blogger go into your Settings, then choose Site Feed.

In the pulldown to the right of Allow Blog Feeds, choose full or short.

That's it.

You can also put your blog through Feedburner, in which case you will need to give the feedburner URL for your RSS feed in the next area. Feedburner will give you information about who's subscribing to your blog."

Agradecido

Antonio Gonçalves disse...

Boa tarde, infelizmente o rss feed é incompatível com o frágil sistema de segurança que colocamos neste blog. Obrigado.

Adriano Pinto disse...

Boa tarde!

Sr. Mota com muito apreço deixo aqui um bem haja pelo trabalho (aqui não é preciso mandar trabalhar e correr o risco de me autuarem) pois sem bem o Homem que é... Trabalhador,Dedicado e Amigo do Amigo, continuação de uma boa pesquisa, e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho
Adriano Pinto(nito)

Antonio Gonçalves disse...

Obrigado ...

Como passatempo não é mau e recomendo ...

Mais uma vez obrigado pelo incentivo.

Patricia Knack Borges disse...

Caro Antonio
É maravilhoso este blog. Sempre o uso para complementar as minhas pesquisas genealógicas sobre os descendentes dos Borges da minha família no Brasil.Já trocamos emails sobre um Borges Vieira no Rio Grande do Sul.
Estou publicando no meu blog (conforme transcrevo) informações que descobri de registros de passaportes de portugueses, açorianos e brasileiros em trânsito entre a Ilha de Santa Catarina (atual Florianópolis), da época de 1778 até 1815, com descrições físicas dos mesmos. A quem interessar possa, é só acessar o Blog Primórdios de Vacaria, http://historiavacaria.blogspot.com.br/
Gostaria de pedir permissão para divulgar seu Blog no meu, como recurso de pesquisa para os brasileiros, pois é de riquíssimo conteúdo para os pesquisadores do Brasil.
Agradeço antecipadamente.
Saudações,Patricia Borges

Antonio Gonçalves disse...

Agradeço a informação da existência do seu blog, que o consultarei, de bom gosto e quem sabe se não encontrarei dados que procuro.
Quanto a divulgação do meu, tem toda a liberdade para o fazer, pois o objectivo dele, é precisamente, ajudar aqueles que por vezes não têm acesso aos suportes físicos da informação
Os meus cumprimentos

José Borges disse...

António, obrigado por todo o extraordinário trabalho que tem feito.

Antonio Gonçalves disse...

Obrigado

António Oliveira disse...

um trabalho espectacular. Pena é, não ter encontrado tudo o que queria.
Os meus agradecimentos
A.Oliveira

Unknown disse...

Esse blog tem ajudado muito minhas pesquisas sobre ancestralidade de minha familia!
Parabenizo pelo esforço e por disponibilizar as informações.

Cumprimentos,

Gilson Martins de Azevedo Junio

Cte Sá Barros disse...

Nobreza é partilhar o conhecimentos que temos com aqueles/as qua andam à procura dele. Por esse prisma este blog é muito nobre. Como tenho ascendentes que se cruzaram praticamente em todas as freguesias do Minho, as informações deste blog têm sido preciosíssimas para mim. Obrigado por isso.

Unknown disse...

Parabéns pelo excelente blog que proporciona a todos os visitantes o resumo das nossas origens. Não esqueço a simpatia, prontidão e competência com que tratou todas as pessoas, quando trabalhava na Universidade do Minho, incluindo os estudantes, que ainda hoje o reconhecem e o estimam. Grande abraço. Delfim Macedo.

Antonio Gonçalves disse...

Obrigado !

Jorge Sampaio disse...

Ótimo site. Confirmou vários de meus achados sobre meus ancestrais, que se concentravam nos distritos de Braga, Vila Real, Viseu, e Viana do Castelo.
Minha única pergunta é sobre a última imagem (acima): cobra é invertebrado?... Pelo que sei tem muitas vértebras

Antonio Gonçalves disse...

E muitas: A coluna vertebral possui aproximadamente entre 200 e 400 (ou mais) vértebras. Está escrito com o pensamento noutro contexto. Obrigado pelo reparo.

Jorge Sampaio disse...

OK.
Verificando o livro de registros de óbitos da freguesia de Dornelas que cobre os anos de 1580 a 1639, na imagem 27 tem uma folha solta que foi posta como penúltima, mas na verdade é a última. Verifica-se pela sequência de datas. No verso desta "última" folha tem uma declaração de "Jerônimo Dias abade da freguesia de São Salvador de Dornelas", relatanto o número de folhas do livro (59) dentre outras coisas. Não encontrei referência a este abade no site.
Meu interesse é porque um indivíduo chamado Jerônimo Dias seria pai de Isabel Dias casada com Gonçalo Esteves (Vilela,20/04/1603), pais de Maria Esteves casada com Antônio Gonçalves (o novo) e por aí vai até chegar a mim. Aquela página do registro com a nota do abade Jerônimo Dias é o único registro que encontro na época (fins de 1500 início de 1600) com alguém com este nome. Não encontrei outro homônimo nem em Dornelas, nem nas freguesias ao redor. Também não encontrei o nascimento de Maria Esteves. Seus pais tiveram apenas Ana(13/1/1603) e João(07/12/1603) e não acho mais filhos. Procurei em outras freguesias ao redor, na hipótese de terem se mudado após nascimento de João.

Antonio Gonçalves disse...

Caro Jorge Sampaio !

Tenho o agregado de Gonçalo Esteves e Isabel Dias, para lhe enviar, use o mail do Blog, para evitar o peso no mesmo, ou envio o seu endereço.

Se vir no fim da pagina de obito, o padre não se chama Jeronimo da Silva, mas sim, João da Silva.

Um abraço

Margaret Campolina disse...

Magnífico! Parabéns pelo trabalho! Aqui, foi possível completar uma pesquisa genealógica, a qual compõe meu livro de História que pretendo publicar em breve. Os descendentes de Antônio de Abreu Lima e Hieronima de Araújo. Só não encontrei o documento de batismo do filho Theodosio de Araújo Abreu Lima. Precisava muito ter encontrado. Na parte: Amares, Purusello, São Thomé.
Mais uma vez, parabéns!

Jorge Sampaio disse...

Antônio, meu email é jrgsampaio@gmail.com. Eu respondi pelo email pessoal; talvêz não tenha recebido. Procuro por Jerônimo Dias, e não Jerônimo da Silva. O que tiver de ascendência de Gonçalo Esteves e Isabel Dias é bem vindo. E de sua filha Maria Esteves, também. Desta me falta o batismo (tenho casamento, óbito, e lista com apenas 2 filhos, Ana e João). A mãe de Gonçalo Esteves parece se chamar Catarina Dias (não tenho certeza), e o Pai de Isabel Dias seria o Jerônimo Dias ut supra. :)

Antonio Gonçalves disse...

Apenas consta no crisma em 1706, realizado em Ferreiros.

Carlos Machado disse...

Parabéns pelo seu Excelente trabalho. O meu nome é Carlos Machado e procuro informações sobre o meu avô em sexto grau que era do lugar de Quintão da Freguesia de Carvalheira-Terras de Bouro. O seu filho, meu penta avô Nasceu em Ca cabaninhas da mesma freguesia e o meu tetra avô António José Machado Nasceu no lugar de Rial da Freguesia de Chorense. Gostava de saber se o Senhor me podia ajudar a descobrir os registos de nascimento deles e todos os anteriores até onde for possível do meu exa avô. Desde já o meu muito Obrigado e bem Haja pelo seu magnífico trabalho.

Antonio Gonçalves disse...

Analisei os elementos que me enviou e são escassos, para lhe poder dar qualquer informação. Utilize o mail "origenshc@gmail.com".

Enviar um comentário